25 de dezembro de 2010

Cupcakes de Natal da Patricia

Os cupcakes do Natal ficaram realmente deliciosos. No últimos post, esqueci da receita. Peguei a receita da Patrícia, do Technicolor Kitchen, assim não tive dúvida de que sairia um bolinho muito saboroso! A alteração que fiz na ganache deveu-se ao fato de que não tinha creme de leite fresco em casa, usei a receita que sempre faço. Atenção para a manteiga, não é besteira, a quantidade de gordura na margarina é inferior, caso prefira a margarina, use uma com 80% de gordura em sua composição. As alterações que fiz estão em vermelho.

Cupcakes de chocolate da Ana
Bolinhos:
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 170g - de farinha de trigo
¼ xícara (22g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 ¼ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 ovo grande
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar granulado
½ xícara (120ml) + 2 colheres (sopa) de leite integral (150 ml)
1/3 xícara (80ml) café forte ou espresso (80ml de água e 2 colheres de chá de nescafé)
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
Cobertura:
250g de chocolate meio amargo
150g de creme de leite
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma de muffins com 12 cavidades com forminhas de papel (as forminhas realmente facilitam para desenformar os bolinhos, que saem do forno muito frágeis e molinhos).
Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.
Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos e misture apenas até que fique homogêneo.
Divida a massa entre as formas, enchendo-as até ¾ da capacidade. Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Os bolinhos não vão crescer muito e ficarão achatados no topo, o que facilita na hora de confeitá-los*.
Esfrie nas formas por 10 minutos. Com uma pequena espátula ou faca, desenforme-os com cuidado, deixando que terminem de esfriar sobre uma grade.
Para a cobertura: derreta o chocolate no micro por 1 minuto, mexendo a cada 30 segundos. Aqueça o creme de leite por 30 segundos e junte ao chocolate, mexendo bem. Derrame por cima de cada bolinho usando uma colher ou deixe descansar até firmar o suficiente para por a ganache sobre os bolinhos usando um saco de confeitar (20-30 minutos na geladeira). Quando uso a cobertura, deixo fora da geladeira só por 24h, depois tem que ir para a geladeira.
Sirva no mesmo dia ou guarde-os num recipiente hermético fechado na geladeira, onde eles se conservam bem por mais alguns dias: a cobertura firma mais um pouco, mas não deixa de ser deliciosa, e ela protege o bolinho do ressecamento.
Rend.: 12 unidades

2 comentários:

Adriana disse...

Querida um feliz e abençoado ano de 2011, a vc e toda sua familia.
FELIZ ANO NOVO!!!
Beijos.
Adriana.

Bia Freitag disse...

Olá Georgia! Parabéns pelo seu blog! Vc é uma veterana! Desde 2007! Eu comecei a blogar há 3 meses, e já estou viciada! rs... Ficaria muito feliz se vc fizesse uma visita e desse sugestões!! beijo, Bia
www.desafiosgastronomicos.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...