3 de janeiro de 2013

Uso Indevido de Imagens

Se tem uma coisa que eu não aprendi ainda, na difícil arte da convivência com seres humanos, é suportar o hábito terrível das pessoas darem um jeitinho para tudo, de se completar às custas alheias, de usar o do outro e "esquecer" de avisar/agradecer/dar créditos, pura e simplesmente!
No mundo virtual, isso fica ainda mais evidente, as pessoas acham que se está na internet é de todos. Sim, pode até ser público, mas vamos, pelo menos, reconhecer que alguém teve algum trabalho, por menor que tenha sido, de fazer/produzir/criar aquilo!
Na 'blogsfera" não é raro, aliás é até frequente, isso acontecer. Sempre aparece um(a) blogueiro(a) reclamando do uso indevido de imagens suas, alguns até mais exigentes que não permitem de jeito nenhum, outros, como eu, apenas exigindo que sejam dados os créditos da imagem. A imagem em questão, foi clicada no início do blog, quando eu ainda usava aquelas câmeras fotográficas pequenas que tiram foto sob qualquer iluminação, de qualquer distância, etc. O que estou reclamando é que, embora a foto seja de baixa qualidade, por trás dela houve todo um processo. A receita veio de uma tia querida, os ingredientes foram adquiridos especialmente para aquela receita e, finalmente, a execução da receita. Não sei se todos sabem, mas o propósito do blog é exatamente esse. Executar as receitas e postar, com fotos legais para o leitor decidir se vai fazer aquele prato, para o leitor saber se aquela receita é saborosa e vale a pena fazê-la. Sim, porque se alguém pega a imagem de uma receita executada por outra pessoa, é porque ela não fez aquela receita! Foi simplesmente copiada da internet e colocada no blog para mostrar que o blog é movimentado e atualizado frequentemente, mesmo que, para isso, seja necessário garimpar uma receitinha aqui e uma foto acolá. Por isso que vocês estão vendo fotos com marca d'água de uns tempos para cá. Embora eu ache que perdemos um pouco na exibição das receitas, evitamos que coisas assim estraguem nosso momento!

PRONTO, FALEI!



A imagem original está aqui, com sua respectiva receita, obviamente!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...