31 de agosto de 2013

Muffins de Banana da Patrícia

Nos dias de hoje é um privilégio poder consumir produtos orgânicos, comprá-los diretamente do produtor e ver como o plantio é feito. Tive o prazer de poder desfrutar de tudo isso no último final de semana. Fomos para Guaramiranga, cidade serrana do Ceará, lá pude comprar frutas e verduras diretamente das mãos do agricultor, um luxo! Me empolguei, comprei bananas demais e as danadinhas amadureceram todas juntas. Sem problemas, resolvi o caso com um bolinho, ou melhor, uns bolinhos. Muffins, pois são rápidos, práticos e não sujam muita louça. Essa receita estava guardada no rol das que preciso fazer. Costumo visitar sempre os mesmos blogs, pois sei que as receitas foram realmente executadas e se diz que foram aprovadas, pode fazê-las sem medo, pois vai dar tudo certo e ficará uma delícia. Essa receita veio da cozinha da Patrícia. Fiz algumas adaptações por falta de ingredientes em casa e por querer usar um pouco de farinha integral. Ficou perfeita, os muffins ficaram fofinhos e saborosos.

Muffins de banana e avelãs

4 bananas maduras ou 3 bananas e 1 ovo*
150g (¾ xícara) de açúcar
75g (1/3 xícara) de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
210g (1 ½ xícaras) de farinha de trigo**
um punhado pequeno de avelãs tostadas e sem a pele***

Pré-aqueça o forno a 190ºC e prepare forminhas de muffins com forminhas de papel. Peneire a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal em uma tigela e misture bem. Reserve. Pique as avelãs e reserve 1 colher (sopa) para polvilhar os muffins – reserve 1 ½ colheres (sopa). Coloque as bananas em uma tigela grande e amasse bem. Adicione o açúcar e a manteiga. Misture. Junte os ingredientes secos a esta mistura e acrescente as avelãs – misture rapidamente. Não mexa demais. Encha cada forminha de muffins até ¾ de sua capacidade e polvilhe a massa com as avelãs reservadas. Asse por 20 minutos ou até que os muffins estejam dourados.
Rend.: 12 muffins grandes – a minha rendeu 15.

* As bananas eram grandes e resolvi usar somente 3, sem o ovo, mas achei a massa muito seca e adicionei o ovo.
** Usei 180g de farinha branca e 30 de farinha integral, poderia ter substituído mais. Por causa disso, adicionei duas colheres de sopa de leite à massa, pois ficou muito seca.
*** Não tinha castanhas em casa, todas foram utilizadas em um mix de castanhas e frutas desidratadas que usamos no ciclismo. Não fizeram falta, mas na próxima vez, serão agregadas à massa, acho que ficará ainda mais saborosa.
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...