10 de setembro de 2013

Pão Integral La Cucinetta

Vendo uns vídeos pela net, me deparei com alguns do Richard Bertinet, fiquei impressionada com a destreza com a qual ele manuseia a massa, deixando-a linda, lisa e aveludada, me dá vontade de tocá-la para confirmar minha impressão. Tenho certeza que aqueles pães são deliciosos, crocantes por fora e macios por dentro. Desde então, não parei de pensar em fazer pão!
Fiz uns muffins de banana para usar bananas maduras em abundância por aqui, enquanto peneirava a farinha ficava imaginando como faria os pães, pois teria que agradar a todos em casa, assim eu comeria menos! Decidi me render aos pães, providenciei os ingredientes e materiais necessários para que tivesse tudo à mão na hora de fazê-los. E parti a procura de uma receita perfeita. Nos caso dos pães, só posso pensar na cozinha da Ana. Os textos são muito bem escritos e as receitas beeem explicadinhas. Os pães que ela prepara são lindos e ela sabe tudo sobre o assunto. Escolhi essa receita porque me pareceu fácil e pode ser feita a substituição de farinhas, que era exatamente a minha intenção, pois como disse acima, queria uma receita que todos gostassem, assim me ajudariam na comilança. A massa rendeu horrores, pois na hora de juntar os ingredientes, não sei porque, coloquei 600 ml de
água ao invés de 300 ml. Tive que dobrar todos os ingredientes e fazer a receita em dobro. Mas foi ótimo, porque os pães ficaram muito bons, deu para comermos à noite, quando saiu a fornada e no café da manhã. Fiz três pães de forma e várias bolinhas com alecrim e sal grosso, erva doce e semente de papoula. Coloquei as bolinhas em formas de brownie para que elas não grudassem uma nas outras. Os pães ficaram exatamente como imaginei, crocantes por fora e fofos por dentro, comemos alguns ainda quentinhos.
Bem, vamos à receita! Comecei fazendo na batedeira, mas quando a receita foi dobrada, ficou complicado de bater, então resolvi usar a técnica do Richard Bertinet e sovei a massa. Devo dizer que depois de quase 5 minutos de tentativas, consegui pegar o jeito e a massa criou vida, ficou linda. Deixei a massa descansar dentro do forno, ainda desligado. Ao colocar os pães no forno, borrifei água para deixar a casquinha crocante, como vi no vídeo.
 
Tempo de preparo: 10 min. + 2 horas de fermentação + 20 min. de forno
Rendimento: 1 pão de cerca de 1/2kg (uns 22cm)
 
Ingredientes:
300g de água
18g de fermento fresco ou 6g de fermento ativo seco instantâneo
500g de farinha de trigo tipo 1 orgânica
12g de sal marinho
18g de açúcar orgânico claro
25g de leite em pó desnatado
18g de manteiga sem sal
 
Preparo:
Aqueça a água em fogo baixo por 1 minuto (se a água passar de 60ºC, matará o fermento). Coloque o fermento na tigela da batedeira planetária e junte cerca de 5 colheres de (sopa) da água morna. Deixe dissolver e fermentar por 10 minutos. Coloque o restante dos ingredientes na tigela da batedeira, deixando o sal por último, para que não encoste no fermento (o sal também mata fermento). Ligue a batedeira com o gancho e deixe na velocidade 2 por 10 minutos. Se, faltando uns 2 minutos, a massa ainda parecer grudenta e não tiver desprendido das laterais e do fundo da tigela, acrescente mais uma colher de farinha. Tire a massa da tigela, forme uma bola e coloque em outra tigela grande, levemente enfarinhada, cobrindo com um pano úmido. Deixe por 1 hora e meia, até que dobre de tamanho. Soque a massa para tirar-lhe o ar, coloque em uma superfície levemente enfarinhada e abra a massa com as mãos num formato retangular. Divida mentalmente em 3 partes e dobre 1/3 sobre o outro e depois repita do outro lado (como na foto). Enrole como um rocambole apertado, na largura de sua forma. Sele muito bem a ponta. Unte uma forma de bolo inglês de uns 22cm com um pouco de óleo e coloque o pão com o lugar da ponta para baixo. Cubra com um pano e deixe por 1/2 hora. Enquanto isso, aqueça o forno a 200ºC. Se quiser, antes de levar ao forno, faça um corte superficial longitudinal no pão. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que esteja bem dourado e soe oco ao bater-lhe com o nó do dedo. Para fazer a versão integral, basta substituir 300g da farinha comum por integral. A receita é do livro Professional Baking.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...