21 de dezembro de 2013

Risoto de Camarão

Adoro risoto, não gosto mesmo é do tempo que tenho que ficar mexendo a panela. Mas, todo sacrifício tem o lado bom, no caso do risoto, muito bom! E quando tem camarão na parada, fica melhor ainda e vale a pena cada minuto em pé mexendo a panela.
Para preparar, usei:
01 xícara de arroz para risoto, pode ser o carnaroli ou arbório (arbóreo)
01 litro de caldo de galinha (um litro de água fervente com um cubo de caldo de galinha)
400 gramas de camarão
Azeite
01 dente de alho
1/2 talo de alho porró grande em rodelas fininhas
1/2 taça de vinho branco
01 colher de sopa cheia de manteiga
Queijo parmesão ralado na hora para polvilhar
Refoguei bem o alho e o alho porró com azeite, juntei o arroz, refoguei novamente e juntei o vinho, deixei evaporar e coloquei a primeira concha de caldo, mexi, mexi, secou, mais uma concha de caldo, mexi, mexi, secou, mais uma concha de caldo... até o arroz cozinhar.
Quando o arroz estava quase cozido, temperei com pimenta e juntei o camarão, pois camarão que cozinha muito, fica duro. Quando o arroz ficou "al dente", apaguei o fogo, juntei a manteiga e um pouco de queijo ralado, servi e polvilhei com mais queijo ralado.
Dicas: rale o queijo na hora, fica muito mais saboroso. Cuidado com o sal, pois o caldo já tem bastante sal, eu não precisei usar. Sirva imediatamente, pois o arroz de risoto solta amido e tende a virar uma papa se demorar na panela. NUNCA lave o arroz para risoto, ele deve ir para a panela sem lavar. Deixe um chaleira com água quente de reserva, pois pode ser necessário um pouco mais de água quente. Deixe o risoto molhadinho ao final do cozimento, ele deve ficar cremoso.
Tem outras receitinhas gostosas de risoto aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...