21 de junho de 2014

Crumble de Banana

Não tem nada melhor do que uma sobremesa feita na hora, rápida, prática e saborosa. Para quem gosta de comer ainda quente, como é o caso dos habitantes desta casa, melhor ainda!
Fiz para dar um fim ao estoque de bananas antes de ter que vê-las indo para o lixo. Uma tortinha fácil que criei a partir da cobertura dos muffins de banana. Ficou muito, muito saborosa e comemos quase toda na sobremesa, sobrou uma porção. 

Dica: se você gosta de açúcar mascavo, vale a pena substituir. E se você não gosta de aveia, pode tirar da receita e diminua 10g de margarina.

 Chumbe de Banana

Para a farofa:
100g de farinha de trigo
100g de açúcar 
60g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
2 colheres de chá de canela
2 colheres de sopa de aveia em flocos

Para as bananas:
4 bananas médias ou 3 enormes
Açúcar e canela a gosto para temperar
(Usei 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de chá de canela)

Modo de fazer
Antes de começar ligue o forno  em temperatura média. Unte uma travessa com margarina e polvilhe farinha de trigo. Eu usei uma de 15x25cm bem lindinha que pudesse ir à mesa. Corte as bananas em rodelas finas e tempere com açúcar e canela - eu machuquei grosseiramente. Junte todos os ingredientes da farofa em uma tigela e vá amassando com um garfo até virar uma farofa. Tenha paciência que dá certo! Coloque uma camada de farofa, uma camada de banana e a última de farofa. Leve ao forno por 20 min., ou até que fique dourado, no meu caso ficou 30 min., pois gosto douradinho.
Obs.: Se a sua manteiga for sem sal, adicione uma pitadinha para realçar o sabor.

Um comentário:

Geórgia disse...

Faça, você não vai se arrepender. Rápida e prática, e o melhor, dá para fazer do tamanho que desejar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...