5 de setembro de 2015

Antepasto de Berinjela

Esses dias recebi amigos queridos em casa para um lanche. Uma das receitas servidas foi este antepasto de berinjela, (sim, se escreve com jota!) que servi com palitinhos de cenoura e pepino, pães variados e torradas. Fica muito saboroso e é ma excelente opção para petiscos.
A receita foi minha ajudante que pegou de uma amiga, que pegou de outra amiga... Na net tem muitas, como essa.
Chega de conversa, vamos à receita!

Antepasto de berinjela

3 berinjelas pequenas cortadas em cubos (ou 2 grandes)
1 pimentão amarelo cortado em cudos
1 pimentão vermelho cortado em cubos
2 cebolas pequenas cortada em cubos
1 xícara de azeite
1 xícara de vinagre
1 xícara de água
½ xícara de passas de uva escura - não usei
½ xícara de azeitonas sem caroço picada - não usei
Sal a gosto
Corte as berinjelas, os pimentões, as cebolas e as azeitonas e coloque em um refratário com os demais ingredientes.Misture tudo, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos na temperatura média. Asse por meia hora, retire o papel alumínio e volte ao forno por mais uns 15 minutos para secar um pouco a água. Tire do forno, espere esfriar e leve à geladeira. Após 2 ou 3 dias marinando na geladeira fica bem mais gostoso. Sirva com torradas, pão italiano, com carnes, etc.


​A berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, tem a forma avalada, a sua cor é roxa e é muito boa para diminuir a taxa de colesterol no sangue e para emagrecer. Sua casca pode ser utilizada para baixar o colesterol pela sua riqueza em fibras e porque é rica em resveratrol, além de ser baixa em calorias e rica em água. Contém tem antioxidantes que podem ajudar no combate ao câncer. Pode ser assada no forno, cozida a vapor, frita ou refogada. Para amaciar a berinjela e tirar parte do seu  gosto amargo pode-se salpicar a berinjela com sal, deixar repousar por 30 minutos e depois lavar para retirar o sal.
Beringela ou Berinjela? No Brasil há muita dúvida e erros de ortografia sobre a escrita deste nome. Segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa, no português brasileiro o correto é berinjela (com J). Já em Portugal o correto é beringela (com G).
Fonte: Google


Um comentário:

magraevidente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...