22 de julho de 2010

Cupcake de Capuccino

Essa receita da Valentina estava guardadinha na minha pastinha "Receitas a fazer". Me deu aquela vontade de bater um bolinho, mas tinha de ser em forminhas individuais, pois acho mais prático de fazer e de comer. De fazer, porque não suja quase nada, já que a forma fica com as forminhas de papel e não dá trabalho de lavar. De comer, porque as crianças não saem sujando a casa toda com farelinhos, já que a forminha do mini muffin é do tamanho de uma mordida.
Escolhi essa receita por ser um sabor diferente do que costumo fazer aqui(chocolate) e coloquei o doce de leite em cima para agradar ainda mais aos "pequenos", apesar de que não precisa muita coisa para um bolo ser devorado no mesmo dia em que sai do forno. Fiz uma covinha em cada um para o recheio ficar por dentro, mas não era necessário, ficou doce demais, na minha opinião, que não é, em absoluto, a mesma opinião das crianças. O fato é que, o cupcake por si só já ficou uma delícia, não precisaria de mais nada em cima. Na receita original, a cobertura é com chocolate branco, porém eu não sou muito fã desse tipo de chocolate. Adicionei sal.

Cupcakes de Capucino
Para os cupcakes:
125g de farinha de trigo com fermento - usei sem fermento
125g de manteiga em temperatura ambiente amaciada com a parte de trás de uma colher
125g de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de fermento de bolo - usei 2
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa bem cheia de café expresso instantâneo - usei café Nescafé
2-3 colheres de sopa de leite - usei 3
Para a cobertura:
160g de chocolate branco
60g de manteiga
120g de iogurte com uma colher de chá de limão
260g de açúcar de confeiteiro peneirado
Uma colher de chá rasa de chocolate em pó
Pré-aqueça o forno em temperatura de 200ºC.
Prepare as formas de muffin e reserve. Reserve o iogurte com o limão. Coloque todos os ingredientes do cupcake no processador menos o leite e bata até que tudo esteja bem misturado. Vá adicionando o leite aos poucos utilizando a tecla de pulsar. Deixei o fermento por último e pulsei rapidamente para agregar. A consistência que você procura é das que caem da colher sem precisarmos fazer nenhum movimento. Derrame a mistura nas formas e leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar na forma por aproximadamente 5 minutos. Depois transfira para uma grelha. Enquanto isso leve o chocolate e manteiga ao micro. Caso não tenha microondas coloque uma panela no fogo com um pouquinho de água e sobre ela uma tigela com o chocolate e manteiga e mexa sem parar – esta tigela não deve tocar a água. O calor indireto vai ajudar a derreter o chocolate e manteiga. Quando estiver tudo derretido retire do fogo e deixe esfriar. Uma vez frio acrescente o iogurte e mexa bem. O açúcar deve ser acrescentado por último. Se a mistura ficar muito grossa acrescente umas gotas de água quente. Caso fique muito fino acrescente um pouco mais de açúcar – gradualmente. Espalhe bem a cobertura por cima de cada cupcake e polvilhe com chocolate em pó. Vão ficar parecendo com xícaras de cappuccino.

5 comentários:

Juliana disse...

Com doce de leite em cima é pra matar!!! estes mini muffins estão um charme. Beijos, Ju

Bá Maglia disse...

Geórgia,desculpe a demora em retribuir sua visita. ADOREI sua cozinha!! Voltarei sempre!

Beijos!

Geórgia disse...

Ju, tinha doce dentro também, foi de matar mesmo! Bjs.

Bá, obrigada, bjs.

Valentina disse...

Georgia, adoro como vc sempre da o teu toque. Já fiquei imaginando as criancas.boa semana.

Geórgia disse...

Valentina, elas adoraram. Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...