6 de outubro de 2013

Café Cremoso

CAFÉ

“Café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional — que previne doenças — ou mesmo nutracêutica — nutricional e farmacêutica. Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também outros componentes”, atesta a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência, em São Paulo.
Além da cafeína, potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no grão, embora em pequenas quantidades. Aminoácidos, proteínas, lipídios, além de açúcares e polissacarídeos também o compõem. Mas nem todas essas substâncias permanecem nas mesmas quantidades quando o café passa pelo processo de torrefação. Alguns deles chegam até mesmo a ser destruídos por completo se os grãos são torrados excessivamente.
Fonte: Revista Saúde Online

Navegando pela net a procura de uma receita de cappuccino caseiro me deparei com vários vídeos de café cremoso ou cappuccino, como alguns chamam. Aqui tem uma receita em forma de postagem e aqui tem outra em forma de vídeo, onde pude ver bem ponto do creme. Todas as receitas que vi estavam em xícaras, o que resulta em um pote de 2 litros de creme! Então usei uma medida padrão e deu certo. Minha medida cabe menos do que 1/4 de xícara. Mas pode usar a medida que quiser, dá certo. Alguns sites indicam o armazenamento em geladeira e outros no congelador, optei pelo congelador e ficou firme, mas não congelou. Pode preparar com água quente, mas com leite quente é muito melhor.
Dica: use o leite bem quente, pois o creme está gelado e vai esfriar um pouco seu café, mas não deixe o leite ferver, senão vai criar nata. Quando começar a criar bolinhas nas laterais, tá no ponto.


Café Cremoso

1 medida de café solúvel - uso o Três corações ou Nescafé
2 medidas de açúcar - pode ser refinado ou cristal
1 medida de água quente
Junte os ingredientes na tigela da batedeira e bata de 10 a 15 minutos. O ponto certo é beeem firme, que não cai da colher nem se der batidinhas na borda da tigela. Guarde em pote fechado no congelador. Coloque leite quente em uma xícara, adicione o creme a gosto e mexa até dissolver por completo. Usei duas colheres de chá em uma xícara de cafezinho. Imagino que usaria uma colher de sopa bem cheia em uma xícara de chá (240 ml).
Não use açúcar mascavo, vai ficar derretendo e amargo. Sim, eu testei!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...