22 de março de 2009

Temakeria em Fortaleza


A mais nova temakeria de Fortaleza está saindo do forno, em abril teremos uma loja Pop Maki no Shopping Buena Vista - Washington Soares em frente ao Fórum. Para quem, como eu, gosta de temaki e mora nas proximidades do Iguatemi, será tudo de bom.

Sushi
O sushi (em língua japonesa: 鮨, 鮓 ou 寿司) é um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado. O sushi, da forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos; inicialmente, era vendido em barracas, como comida de rua, numa espécie de fast food. O sushi tradicionalmente é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, ao qual é combinado com algum tipo de peixe ou frutos do mar, ou ainda vegetais, frutas ou até mesmo ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi e shoyu (molho de soja).
O ingrediente comum em todos os diferentes tipos de sushis é o arroz de sushi. A variedade aparece na escolha dos recheios e coberturas, na escolha de outros condimentos, e na maneira em que são montados. Os mesmos ingredientes podem ser montados de formas inteiramente diferentes para a obtenção de efeitos totalmente diferentes. Esta seção lista as diferentes formas de construir o sushi, independentemente dos tipos de recheio e cobertura.
O Temaki (em língua japonesa: 手巻き) é um pedaço grande em formato de cone, com o nori na parte externa e os ingredientes até à boca da extremidade larga. Um temaki típico tem por volta de dez centímetros de comprimento, e é comido com as mãos, já que é muito estranho pegá-lo com palitinhos.
Fonte: wikipedia.

6 comentários:

Nereime disse...

Boa sorte a os proprietários...sucesso sempre!!!
Um abração Georgia

clau disse...

Tempos atras, li que os sushis foram criados como uma forma de se comer fora de casa. E o mais consumido e economico, era aquele que levava ovos mexidos.
E nao sao dificeis de se fazer, sabia?
E em Sao Paulo o consumo de comida japonesa é muito gde.
Mas a sua explicaçao veio completar o que eu tinha ficado sabendo: valeu!
Bjs!

Geórgia disse...

Nereime, obrigada pelos votos, bjs.

Clau, adoro sushis e sashimis, mas prefiro comê-los fora pois já me meti a fazer e dá muito trabalho e é necessário uma certa prática para fazer os rolinhos. Bjs.

Andréa Almeida disse...

Oi Geórgia, estou sentindo a tua falta!! Está tudo bem? Aparece. Bjss

marcovirtual disse...

Olá Geórgia! Li um artigo nesse blog sobre Quinoa e gostaria de saber onde posso comprar em Fortaleza. Estou interessado nesse alimento devido a seu alto teor de proteínas e carboidratros. Vai ajudar muito em minha dieta! Agradeceria se você pudesse ajudar! - Marco Antonio

Geórgia disse...

Andrea, estou voltando, bjs.

Marco, na Mundo Verde do Cocó. Boa Sorte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...