26 de julho de 2009

Perfume de Gardênia

Na casa da minha mãe tem uma planta linda e perfumada chamada gardênia. Sempre admirei suas flores e o seu perfume fica na brisa que corre pela varanda, porém esta flor foi especial, pois tive o prazer de presenciar seu desabrochar.

Gardênia
A gardênia é uma planta ornamental da família das rubiáceas, também chamada de jasmim-do-cabo. De origem chinesa, é um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura.
No início da primavera, a gardênia começa a cobrir-se de belas e perfumadas flores brancas. O seu perfume doce e intenso já inspirou até boleros e rendeu-lhe o nome popular de jasmim-do-cabo, mesmo não sendo uma espécie da família dos jasmins.
O responsável pelo nome “gardênia” foi o botânico americano Alexander Garden. Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardênia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardênia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardênia augusta.
Além das flores que, sem dúvida, são o verdadeiro espectáculo da planta, a gardênia produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe de que as folhas não caem durante o inverno.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gard%C3%AAnia

3 comentários:

Carolina Andrade disse...

Que flor mais linda!!

Ana disse...

Mto lindas!Me lembrei da árvore Dama da Noite,ela tem flores brancas assim...
Boa tarde,



Ana.

Marina disse...

Fiquei muito feliz quando conhecier a flor de cadenia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...