26 de julho de 2009

Perfume de Gardênia

Na casa da minha mãe tem uma planta linda e perfumada chamada gardênia. Sempre admirei suas flores e o seu perfume fica na brisa que corre pela varanda, porém esta flor foi especial, pois tive o prazer de presenciar seu desabrochar.

Gardênia
A gardênia é uma planta ornamental da família das rubiáceas, também chamada de jasmim-do-cabo. De origem chinesa, é um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura.
No início da primavera, a gardênia começa a cobrir-se de belas e perfumadas flores brancas. O seu perfume doce e intenso já inspirou até boleros e rendeu-lhe o nome popular de jasmim-do-cabo, mesmo não sendo uma espécie da família dos jasmins.
O responsável pelo nome “gardênia” foi o botânico americano Alexander Garden. Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardênia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardênia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardênia augusta.
Além das flores que, sem dúvida, são o verdadeiro espectáculo da planta, a gardênia produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe de que as folhas não caem durante o inverno.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gard%C3%AAnia

3 comentários:

Carol disse...

Que flor mais linda!!

Anakoelho disse...

Mto lindas!Me lembrei da árvore Dama da Noite,ela tem flores brancas assim...
Boa tarde,



Ana.

marina disse...

Fiquei muito feliz quando conhecier a flor de cadenia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...