7 de setembro de 2010

Cupcakes de Limão Siciliano


Perto da minha casa abriu um novo supermercado, é a versão chique de uma rede que tem aqui na minha cidade. Os preços são bem legais e eles vendem nessa loja produtos de primeira linha, produtos que antes só encontrava em determinados lugares de Fortaleza. Agora posso comprar quase tudo em um só lugar. É o caso do limão siciliano, aqui em Fortaleza não é comum em qualquer mercado, pois lá tem, são lindos e nunca falta. Assim pude fazer essa receita deliciosa sem problemas. Sim, o único problema seria não por limão siciliano, uma vez que a receita veio da Patrícia, ou seja, é muito boa. Fiz com a forma de mini muffins e rendeu 24. Não coloquei a calda, fiz um glacê real e polvilhei raspas de limão por cima. Em alguns, fiz um buraquinho no centro e coloquei brigadeiro de limão com um pouquinho de corante verde, para fazer graça. A proxima fornada será com a calda, pois fiquei imaginando o bolinho molhadinho, uma delícia.

Bolinhos cítricos

- xícara medidora de 240ml
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar
2 ovos grandes
raspas da casca de 1 limão
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 160g - de farinha de trigo com fermento
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de leite
Calda:
2 colheres (sopa) de suco de limão + as raspinhas da casca para decoração
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano + as raspinhas da casca para decoração
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
Pré-aqueça o forno a 180ºC; unte generosamente com manteiga 8 forminhas de bolo inglês com capacidade para 1 xícara de massa cada.
Bata a manteiga e o açúcar juntos na batedeira até obter um creme claro. Junte os ovos e as raspas de limão/limão siciliano e bata bem. Adicione a farinha e o sal, misturando delicadamente com uma espátula de silicone/borracha, e finalize com o leite. Transfira a massa às colheradas para as forminhas preparadas. Asse por cerca de 25 minutos (faça o teste do palito).
Enquanto os bolinhos e esfriam, prepare a calda: misture os sucos de limão/limão siciliano e o açúcar de confeiteiro numa panelinha e aqueça somente até dissolver o açúcar.
Assim que os bolinhos estiverem assados, retire-os do forno e fure toda a superfície deles com um palito de dente. Despeje a calda sobre os bolinhos de maneira homogênea e tente fazer com que o centro deles absorva tanta calda quanto as beiradas.
Não tente retirar os bolinhos da forma até que eles tenham esfriado ligeiramente e a calda tenha sido absorvida, mas lembre-se de que se esfriarem completamente podem grudar na assadeira.
Por isso, depois de uma ou duas horas, inverta-os sobre uma gradinha e decore-os com as raspas das cascas dos limões antes de servir.
Rend.: 8 unidades.

Glacê Real

250g de açúcar de confeiteiro (usei impalpável)
1 clara de um ovo grande
1 colher de sobremesa de suco de limão
Bata a clara com o açúcar e adicione o limão, continue batendo por 5 minutos. Use imediatamente, pois ela endurece. Prefiro usar o açúcar de confeiteiro, mas não tinha em casa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...