4 de setembro de 2010

Viva a Patrícia e a Tatiana!

Brownies encantados.
Desencantaram, graças a Tatiana e a Patricia. Queridas que viram no meu twitter: "Esta semana mais dois episódios frustrados de brownies, virou bolo, outra vez!"
As duas me ajudaram e fiz esta receitinha aqui: Brownies de Cacau, ela é super simples e deliciosa. A primeira que vem com o tempo de forno real, deixei exatamente o tempo que a receita indicava e deu certo. Esperei ficar bem frio e cortei. A faca não grudou toda e consegui cortar os quadradinhos perfeitos. Sim, esses eram os meus dois problemas com brownies, o tempo de forno e o corte dos quadradinhos. Segui a receita direitinho, as únicas modoficações ficaram por conta do papel alumínio que substitui por papel manteiga e da forma, que usei uma retangular com medidas semelhantes.

Brownies de cacau

- xícara medidora de 240ml
10 colheres (sopa) - 140g - de manteiga sem sal, de preferência não muito gelada
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar refinado – usei açúcar armazenado com favas de baunilha
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 80g - de cacau em pó, sem adição de açúcar
¼ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes gelados
½ xícara (70g) de farinha de trigo
2/3 xícara (74g) de nozes ou pecãs picadas (opcional)
Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.
Coloque a manteiga em uma tigela refratária média e leve ao banho-maria até derretê-la. Acrescente o açúcar e o sal e misture bem. Em seguida, acrescente o cacau em pó e misture até obter uma massa homogênea e quente o bastante para que você queira remover a pontinha do dedo rapidamente a mergulhá-la na mistura para testar. Retire a tigela do banho-maria e deixe amornar.
Adicione a baunilha e misture com uma colher de pau (prefiro uma espátula de silicone). Acrescente os ovos, uma um, mexendo vigorosamente a cada adição – quando a massa estiver espessa, brilhante e homogênea, junte a farinha e misture até que você não consiga mais ver o ingrediente na massa. Aí bata vigorosamente – dê 40 boas batidas na massa usando uma colher de pau ou uma espátula de borracha/silicone. Acrescente as nozes, se for usá-las. Espalhe a massa uniformemente na forma preparada.
Asse por 20-25 minutos ou até que um palito mergulhado no centro do brownie saia úmido com um pouquinho de massa. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Retire o brownie da assadeira com o auxílio das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos (16 ou 25). Remova o papel com cuidado, pois estes brownies são bem úmidos.
Rend.: 16 brownies grandes ou 25 pequeninos

6 comentários:

tatiane disse...

Também tenho um certo problema com o tempo de forno dos brownies. Que bom que os seus deram certo, ficou bem bonito embrulhadinhos.
bjs

Haydée Peixoto disse...

Georgia,

Te achei no blog da Simone e vim aqui dar uma espiada e acabei adorando!!!
Parabens, vou começar a te visitar sempre!
bjss

Geórgia disse...

Tatiane, com essa receita não tem como errar o tempo de forno. Bjs.

Haydée, venha sempre, a cozinha está de portas abertas. Bjs.

Andréa Potsch disse...

Ficaram lindos seus brownies! Nunca tentei, mas tem gente que corta os brownies mergulhando a faca em água quente antes.
bjs

Patricia Scarpin disse...

Teus brownies ficaram perfeitos! Adorei saber que a receita deu certo! Ah, uma pinceladinha de óleo vegetal na faca ajuda e muito na hora de cortar os danados.
Beijo!

Geórgia disse...

Andréa, obrigada. Essa receita é tão perfeita que não precisa de nadinha para cortar! Bjs.

Patricia, obrigada. Não usei nada para cortar e eles ficaram lindinhos, não deram trabalho nenhum para cortar. Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...