5 de janeiro de 2013

Bolo Salgado


Todas as noites aqui em casa parece dia de festa, todos de férias e, como tenho três filhos e a mais velha já tem namorado, somamos seis! Sempre tem alguém na cozinha preparando um lanchinho e inventando uma novidade para comer, sem falar das vezes que eles pedem rolinhos de pizza, sanduiches, esfirras, etc. Outro dia, saiu esse bolinho aqui, que era para ser um bolo e virou bolinhos.
Salgados, recheados com frango, bacon, cenoura, queijo, cebola, pimentão, alho e semente de papoula. Ninguém tem sono, nem pressa, afinal no dia seguinte dá para dormir até o sono acabar. E ele não acaba nunca! Assim, já passava das 23h, quando saiu a tão esperada fornada. Sim, ela foi esperada ansiosamente, pois antes de juntar à massa, fritei o bacon com alho e juntei as verduras, cheiro verde, a cenoura e o frango. Já deu para imaginar o cheiro que ficou no ar! Escutei um "que cheiro bom", vindo do quarto. Era Mr. Marido, que dormiu de tanto que esperou. Acordou, comeu, voltou a dormir. A áfesta continuou...

As forminhas de papel não foram aprovadas, pois enquanto estavam quentes não quiseram desgrudar da massa, mas depois que esfriaram um pouco, ficaram soltando mais facilmente. Dica para a próxima vez, farei em uma forma retangular untada e enfarinhada. Sim, farei outras vezes, muitas vezes. A receita veio daqui.


Bolo Salgado

Ingredientes da massa
3 ovos
1 copo de leite
2 copos de farinha de trigo
1 copo de óleo (eu só uso meio)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer:
Coloque os ingredientes líquidos no liquidificador, o sal e um dos copos de farinha. Bata até que tudo se misture. Se seu liquidificador for potente, acrescente em seguida o segundo copo do trigo. Caso contrário, despeje a massa num depósito, e misture a farinha restante. Independente de como o trigo foi colocado, a última coisa a ser feita é acrescentar o fermento em pó, e misturar bem. Pegue uma forma pequena (a minha tem aproximadamente um palmo bem aberto de diâmetro), unte com margarina e farinha de trigo, e despeje metade da massa. Coloque o recheio e, em seguida, a outra metade da massa. Polvilhe com queijo ralado e orégano, ou cada um isoladamente. Para dar um charme, eu também polvilhei sementes de papoula. Aí, é só levar ao forno médio pré-aquecido. Demora um bocadinho para assar, tipo uns 50 minutos. Para  saber se estão prontos, o meio mais eficaz é o teste do palitinho mesmo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...