13 de outubro de 2008

Carambola - Star Fruit

Plantamos um pé de carambola na casa de praia com a intenção de ornamentar o quintal e também pensando em comer algumas carambolas na epoca da safra. Era o que vinha acontecendo, porém desta vez ela deu uma carga exagerada, não só no tamanho das frutas como também na quantidade: 261 carambolas.

Na hora da contagem!


Olhem só o tamanho da fruta em relação a mão.

A planta vista de baixo...

... a visão era linda.

A Carambola (Averrhoa carambola ; Oxalidaceae), também conhecida como star fruit em virtude de ter cinco gomos e quando cortada parece uma estrela de cinco pontas, é o fruto da Caramboleira, uma árvore ornamental de pequeno porte, de flores brancas e purpúreas, largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. Originária da Índia, e muito conhecida na China, foi introduzida no Brasil em 1817. Plantada em quase todo o território nacional, começa a produzir frutos em torno de quatro anos de existência, dando em média duzentos frutos, podendo durar de cinquenta a setenta anos.
De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A, C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto) e, devido a presença da vitamina C, ela é um excelente anti-oxidante. Seu suco, além de possuir um delicioso sabor, é usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino, é utilizada como antidesintérico.
Embora considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas, a carambola está sempre presente na mesa do pernambucano.
Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flores e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.
Fonte: Wikipédia

18 comentários:

Neyma disse...

Ai Georgia, que maravilha!
Adoro carambola!!Tem gostinho de infancia! Minha avó fazia um doce de carambola que chamavamos de doce de estrelinha por causa do formato quando cortada. Que delicia!!
Deu agua na boca!
Beijinhos

Geórgia disse...

Neyma, que tal se você tentasse conseguir a receita do "doce de estrelinha"? Preciso fazer alguma coisa com tantas carambolas! Bjs.

Anônimo disse...

Olá, talvez a receita que a Neyma falou seja essa que achei no site uai...segue o link http://sites.uai.com.br/guiagastronomia/almenara_estrelacarambola.htm

abraços, Rosana

Ana Canuto disse...

Oi Geórgia. Lá em Brotas sempre fazemos doce de carambola. Já fiz dois posts com receitas da fruta. Além de muito gostoso, você aproveita toda a safra pois pode congelar o doce e vai ter durante todo o ano.
As pessoas com problemas renais não devem comer muito, ok !!
Se quiser mais dicas sobre o doce me escreva.
http://nacasadoborao.blogspot.com/2008/02/blog-post.html

Beijos, Ana.

bio_geo_esds@ disse...

Estou encarambolado, tão bonitas.... só as tinha visto no supermercado embaladas, na árvore são divinais, parece uma árvore de natal já enfeitada com estrelas, lol

Claudia Lima disse...

Que lindo! Adorei!
Bjs :)

Odete disse...

Isso eh que eu chamo de maravilhoso.
Lindas frutas. Aqui sao tao caras e sem gosot algum.

Parabens pelo lindo post.
Bjs

Nysa disse...

que espectáculo... lindo fruto e linda árvore! também quero uma...;-)

Geórgia disse...

Rosana, dei uma olhada lá na receita, me pareceu bem simples de fazer, estou fazendo pesquisa para ver a melhor e executá-la. Obrigada pela dica. Bjs.

Ana, me manda a receita, lá não tem as quantidades. Mas, vi vocês fazendo e fiquei com vontade de fazer o meu! Bjs.

Pão, bolos e cia, ao vivo elas eram mais bonitas ainda.

Magia, bjs para vc.

Odete, sei como é isso, às vezes fico com água na boca de frutas que não tenho aqui, e quando encontro, elas são caras e sem sabor. Quando vieres por essas terras me avise e guardarei umas lindas para vc. Bjs.

Nysa, o mesmo que disse para a Odete vale para vc. É só avisar. Bjs.

Luciana Macêdo disse...

Uma fruta linda e deliciosa. Ainda bem que temos ótimas receitas para aproveitar a safra.
Bjs!

Nereime disse...

Eu acho lindo colocar uma estrelinha de carambola na beira do copo, na salada de frutas, tortas, gelatinas, ela é especialmente decorativa.Sua árvore deu uma coloração de frutos privilegiada!!!!
bjs

Paciente Crônico disse...

Oi, Geórgia!

Adorei seu post sobre carambolas. Aqui no Rio a gente paga uma fortuna por elas. Algo tipo: 5 reais a bandeja com quatro carambolas.

Mas no dia dos namorados me dei esse presente e cortei as estrelinhas para juntá-las aos morangos num fondue de chocolate. Menina, foi uma loucura! Desde então, oficializamos em casa a união do morango à carambola no fondue de chocolate!

Um beijo, Katharyna (As Marias).

clau disse...

Georgia, suas fotos ficaram lindas...!
E as informaçoes pouparam o trabalho de ter que correr atras delas, hihihi.
E o post fez jus a todo o empenho da arvorezinha em lhe presentear com tantos e belos frutos.
Bjs!

Geórgia disse...

Luciana, confesso que me interessei por novas receitas nesta safra exagerada, já tenho uma em mente. Bjs.

Nereime, tem razão além de tudo ela serve na decoração das receitas. Obrigada. Bjs.

Katharyna, ainda não tinha pensado em usá-la em fondue de chocolate. Mas é uma idéia maravilhosa. Bjs.

Clau, obrigada. realmente foi um presente poder admirar tão belos frutos. Bjs.

Cláudia disse...

Geórgia, já havia comentado aqui, mas acho que não gravou, as vezes acontece. Fiquei maravilhada com as carambolas in natura na árvore, sinceramente foi a coisa mais linda que já vi! E as cores então! Quando chegam aqui no sudeste não são dessas cores! Fiquei com água na boca de arrancar do pé e comer ali mesmo!

bjs

Geórgia disse...

Imagino, é o caso das frutas que vêm de fora para cá. Elas são tiradas muito verdes do pé. Bjs.

Cininha disse...

Olá Georgia
Que linda arvore e que lindos ficam os frutinhos lá em cima, como alguém disse eu também quero uma arvore dessa para a minha quintinha :-(
O fruto não conheço, nunca comi.
Bjs:-)

Unknown disse...

Georgia, será que onde voce mora o clima é perfeita para carambolas, e então, foi essa maravilha. Nunca vi igual, com tantos frutos, é simplesmente um espetáculo. Parabéns.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...