15 de junho de 2009

Pão de Batata Doce

 Ainda daquelas batatas do sítio fiz estes pães deliciosos na forma de mufins, pois já que eles seriam docinhos, seria mais atrativos se tivessem a cara de bolinhos. Vale a pena, fica muito bom. Foram comidos quentinhos e servidos com café. Peguei essa receitinha aqui.

Pão de batata doce
3 batatas doces cozidas e espremidas como para purê
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (mais ou menos)
3 ovos inteiros
30 g de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de gordura vegetal ou margarina
1 pitada de sal
Coloque a massa de batata numa tigela e vá misturando os ingredientes, até que a massa esteja homogênea, sempre amassando bem. Faça pãezinhos com o mesmo formato de broas de milho e leve a assar em assadeira untada.

Batata-doce
A batata-doce é a raiz tuberculosa da espécie Ipomoea batatas, uma planta da família das convolvuláceas, ordem das Solanales(a mesma da batata, do tomate, das pimentas, etc.). É deliciosa e muito nutritiva tem um sabor doce pronunciado e especial. A batata-doce é rica em vitamina C. A variedade roxa tem ainda betacaroteno (substância antiviral, anticancerígena e antioxidante), que é convertido pelo organismo em vitamina A, antioxidante que ajuda a combater o câncer. Além disso, a batata-doce apresenta alto teor de vitamina E, essencial para a saúde da pele. As fibras desse vegetal, concentradas especialmente na casca, ajudam a baixar o colesterol e melhorar a digestão.

9 comentários:

Luciana Macêdo disse...

É ótimo encontrar receitas testadas e aprovadadas com batata doce. Nunca sei o que preparar com elas.
Bjs!

bio_geo_esds@ disse...

Está um belo pão, e eu que tenho uma batata doce na despensa a pedir que lhe tratem da saúde.
Só uma correcção, a batata doce não é um tubérculo, como a batata normal, é uma raiz, como a cenoura.

Anônimo disse...

Achei o seu blog e desde então sempre que posso dou uma espreitadela, já o recomendei a algumas amigas,sou sua fã.O seu blog é lindo. Sou portuguesa e vivo na cidade do Porto.também tenho um blog mas tenho muito pouco tempo.Parabens, vou adicionar o seu blog na minha lista.Bjs Lia

Priscila Beneducci disse...

Que ideia boa, preciso fazer mais coisas de batata doce, anotei as 2 receitas obrigada. Pri

Geórgia disse...

Luciana, essa foi testada e aprovada por todos aqui, bjs.

Pão, bolos e cia, obrigada pela correção já vou trocar o texto.

Lia, obrigada, fiquei feliz por vc ter gostado, bjs.

Priscila, bom que vc gostou, bjs e boa sorte.

Berenice... disse...

Oi Georgia,por acaso encontrei teu blog entre blogs de meus contatos,confesso que não tenho muita paciencia para blogs de comida rsrs...mas o teu em especial me chamou a atenção por um simples motivo,comidas práticas como sujere o nome de teu blog,na correria do dia dia precisamos de uma vida prática e rápida e,muuito saudável...amo pãezinhos e coisinhas pra se fazer assim em cima da hora,e mais super atratativo aos olhos e ao paladar,também tenho filhos adolecentes uma dupla dinamica Matheus e Martha,meu filho é fã muito,de coisinhas deliciosas feito por mim,vou fazer os pãezinhos de linguiça e o de salsicha huummm minina só de ver sus delicias começamos a salivar kkkk,um abraço vou abrir um novo links para adicionar blogs sugestivos e deliciosos como o teu.Um abraço

Geórgia disse...

Fiquei feliz em saber que gostou da minha cozinha, esteja sempre à vontade e entre sem bater, bjs.

kaka disse...

Geórgia,
Não tenho mto sorte com pão.
O meu nunca cresce!
Mas vou tentar a tua receita.
Grande beijo
Kaká

Nereime disse...

Georgia ,sou muito fã de batata doce ...já me encantava com a roxa...agora conheci uma qualidade "salmão", comi assada na brasa na casa de uma família japonesa ,tem um sabor maravilhoso.
Este pãozinho ficou mesmo encantador e muito nutritivo!!
bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...