25 de junho de 2010

Laranja de Russas

Mr. Marido trouxe algumas das famosas laranjas de Russas. Sim, elas realmente são dulcíssimas, suculentas e saborosas conforme a fama que têm. Agora vamos dar destino aos dois sacões de laranja!

Russas
Área: 1.588,105 km²
População: 65.268 hab. est. 2006
Densidade: 41,1 hab./km²
Altitude: 20 metros
Clima Semi-árido
Está localizada na microrregião do Baixo Jaguaribe, a 165 km de Fortaleza. A via de acesso é a BR-116.
A origem do nome “Russas’ ainda gera discussão entre os estudiosos. A versão mais popular é de que existiu, nos primeiros anos do povoado, um velho fazendeiro que possuía cobiçadas e vistosas éguas de cor ruça. Os animais se destacavam pela uniformidade de sua cor encarnada, sendo batizadas de “éguas russas”. Já pesquisadores da História acrescentam que o nome decorreu da existência, no local, de umas pedras brancas de granito com partes pintadas de tinta vermelha. Vistas de longe, se assemelham às “éguas russas”.
Localizada numa região central do Vale do Jaguaribe, Russas sempre foi ponto estratégico para o transporte de pessoas e mercadorias. Isso ocorre por ali passar a Estrada Real do Jaguaribe no período colonial, depois a estrada Transnordestina e hoje a BR 116. Estando localizada na microregião do Baixo-Jaguaribe, Russas foi primeiramente palco do ciclo do gado, depois do algodão, da carnaúba e da laranja. Esta última lhe rendeu o título de "Terra da Laranja Doce", pois se criou uma verdadeira marca para a laranja da região, a "Laranja de Russas" nacionalmente conhecida.
Fornte: wikimapia.org
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...