25 de setembro de 2010

Cupcakes de Chocolate com Merengue Italiano


Fiz essa receita para testar e me encantei com o sabor, ela é simplesmente deliciosa. Peguei lá na cozinha da Cinara. Lá, ela preparou com buttercream, mas eu queria inaugurar meu maçarico culinário, então a cobertura foi um delicioso merengue italiano, ou melhor, marshmallow. As crianças amaram. Adicionei uma pitada de sal na minha receita, pois minha manteiga é sem sal. A receita do merengue é ótima, mas só fiz a metade e deu para 8 cupcakes. Foi a primeira vez que fiz ess merengue e não tive dificuldade.

Cupcakes de Chocolate
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/4 xícara de chocolate em pó
3/4 colher (chá) de bicarbonato
3/4 xícara de leite
1/4 xícara de manteiga
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ovo
Pré-aqueça o forno a 180 graus centígrados. Na tigela da batedeira, misture tudo, exceto o ovo. Bata na velocidade baixa apenas até incorporar. Bata na velocidade alta por 2 minutos. Acrescente o ovo, e bata novamente em velocidade alta por mais 2 minutos. Divida a massa em 12 forminhas de muffins untadas ou com forminhas de papel (Eu achei que a massa não seria suficiente para encher as 12 forminhas, mas deu certinho, enchendo 2/3 da capacidade de cada forminha.) Asse por 15 ou 20 minutos, até que um palito inserido no meio saia limpo. Deixe esfriar um pouco na fôrma, depois transfira para a grade para esfriar completamente antes de decorar.

Merengue Italiano
220g de açúcar alteza
80ml de água
2 clara de ovos grandes
Ferva o açúcar com a água por 5 minutos sem mexer, até o ponto de fio. Bata as claras em neve, baixe a velocidade da batedeira, tire a calda do fogo e derrame nas claras. Bata por dez minutos ou até que o merengue esteja firme.

7 comentários:

Beta Tiossi disse...

Ficaram realmente lindos! Adorei o maçarico! bjs

Karina disse...

Ficou perfeito Geórgia, parece cupcake de revista. Pagou caro no maçarico? Beijos

Geórgia disse...

Beta, queria ter um há tempos, fica com um sabor maravilhoso. Obrigada, bjs.

Karina, obrigada, não paguei caro. Comprei na Empório Delice e eles tem de vários tamanhos, o preço médio é de R$ 49,oo. Bjs.

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Vou roubar esta receita p fazer no aniversário do meu filho, kkk.
Beijos
Patty
P.S. Gostaria de te pedir que linkasse meu blog novamente. Fiz mudanças estruturais e com isto ocorreram algumas alterações.
Se você perceber o meu link não está se atualizando automaticamente (a última atualização mostrada foi de 3 semanas atrás).
Queria te pedir que descadastre o meu blog e depois link novamente. Vc linkando de novo acredito que resolva.
Desculpe pelo transtorno, mas conto com você.

Geórgia disse...

Patty, não é transtorno nenhum. farei isso, bjs.

Lua Limaverde disse...

Geórgia, você não tem dificuldade em colocar o gás? Eu tenho um pouco, morro de medo, rs. ;D

Geórgia disse...

Luna, eu peço o rapaz da Empório Delice para colocar, pois também sou medrosa, mas um dia vou ter que fazer só, pois é muito longe daqui. Vc tá sabendo do curso que vai ter lá de pão de ló decorado? Será dia 02.10 às 14 hs, estou interessada. Se vc quizer te mando o email que eles me mandaram. Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...